A migração de máquinas virtuais (VMs) de VMware para OpenShift Virtualization pode ser um processo complexo e demorado. No entanto, com o uso da plataforma de automação Ansible, esse processo pode ser agilizado e simplificado.

O processo de migração é dividido em três fases: do dia zero ao dia dois do ciclo de vida da VM, com foco no dia um. Primeiramente, é necessário identificar as VMs a serem migradas e configurar os pré-requisitos no OpenShift web UI, incluindo o provedor, plano virtual, mapas de rede e armazenamento. Esse processo manual pode levar cerca de 2,5 minutos.

No entanto, com o uso da plataforma Ansible Automation, esse processo pode ser automatizado por meio de um modelo de trabalho e um questionário personalizável. As informações básicas são fornecidas e o processo é concluído em menos de 26 segundos.

A plataforma Ansible Automation Platform automatiza a configuração dos pré-requisitos, incluindo a criação do provedor, mapas de rede e armazenamento, e o plano virtual. No OpenShift UI, tudo é pré-criado, incluindo as máquinas virtuais e seus correspondentes IDs.

O uso da plataforma Ansible Automation Platform apresenta vários benefícios, incluindo a redução de passos manuais, eliminação de erros humanos, consistência e escalabilidade. Com essa ferramenta, a migração de VMs pode ser realizada de forma rápida e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *