Nesse artigo, vamos explorar como criar um chatbot com inteligência artificial usando a ferramenta N8n e a OpenAI. O especialista em automação Cláudio Balbino nos guia passo a passo nesse processo.

Configurando o Chatbot

Para criar o chatbot, são necessários dois workflows. O primeiro workflow utiliza a funcionalidade de chatbot do N8n, que fornece uma URL pública. É possível personalizar a interface do chatbot adicionando mensagens e campos para personalizar a experiência do usuário.

Integrando com a OpenAI

O segundo workflow utiliza o bloco OpenAI, que requer a criação de uma credencial e uma assinatura paga para usar a API da OpenAI. É selecionado o recurso de assistente, a mensagem e a operação de assistente, escolhendo o assistente Dr. Reparo.

Definindo as Respostas do Chatbot

O chatbot é configurado para responder em português (Brasil) de forma objetiva, amigável e concisa. As respostas incluem emojis e estão limitadas a informações sobre a empresa Dr. Reparo. Se a pergunta não estiver relacionada à empresa, o chatbot informa o usuário. Além disso, o chatbot busca informações na base de conhecimento ou ferramentas e, se necessário, usa uma ferramenta de workflow personalizada para recuperar informações de produto.

Recuperando Informações com o Workflow Tool

Para recuperar informações específicas, como dados de contato da empresa, links de redes sociais e serviços fornecidos, é necessário configurar o workflow para consultar a base de dados. O workflow pode ser dividido em arrays e loops para consultar cada item individualmente. Além disso, é possível armazenar informações de produto em uma tabela de banco de dados e recuperá-las com o workflow.

Testando o Workflow

O workflow é testado com perguntas como “Quais serviços você oferece?” e “Quais produtos você tem disponíveis?”. O workflow retorna as informações corretas, incluindo nomes de produtos, marcas, preços e links.

Treinando Modelos e Ajustando Prompts

Para criar soluções de chatbot eficazes, é fundamental treinar modelos e ajustar prompts. Isso é demonstrado ao perguntar ao chatbot sobre dois produtos, A e B, e mostrar que o chatbot é capaz de fornecer informações sobre o produto A, mas não sobre o produto B, que não existe.

Conclusão

Em resumo, este artigo demonstrou como criar um chatbot com inteligência artificial usando a ferramenta N8n e a OpenAI. Foi destacada a importância de treinar modelos e ajustar prompts para obter resultados precisos. Além disso, foram apresentadas as ferramentas e recursos da plataforma N2N, que podem simplificar e acelerar o desenvolvimento de soluções de chatbot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *