Dentro dessas práticas, destacam-se quatro tendências principais que devem ser consideradas em 2024:
1. Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaças
As organizações precisam priorizar investimentos em segurança para reduzir o número de violações. Isso envolve adotar práticas sustentáveis focadas em risco, alinhar o escopo com os objetivos da empresa, usar ferramentas de validação e engajar departamentos de resposta de forma proativa.
2. Gerenciamento de Riscos de Terceiros
Os fornecedores e parceiros de terceiros são cada vez mais parte da operação tecnológica e de negócios de uma organização, e podem expor a empresa a riscos. É recomendável adotar uma abordagem de resiliência e eficiência de recursos para gerenciamento de riscos de terceiros.
3. Inteligência Artificial Gerativa e Cibersegurança
A inteligência artificial gerativa criará um aumento nas necessidades de recursos de cibersegurança. Líderes de segurança precisam adapar processos e exigências de segurança para atender aos novos riscos e imperativos de segurança.
4. Descentralização de Capacidades Digitais
O jeito como os usuários finais utilizam a tecnologia está mudando, e os líderes de gerenciamento de riscos de segurança precisam evoluir seus modelos operacionais de cibersegurança para dar conhecimento e processos aos stakeholders de negócios para governar seus próprios recursos localmente.
Em resumo, é fundamental que os líderes de segurança e gerenciamento de riscos estejam a par das últimas tendências em cibersegurança para manter suas organizações seguras e protegidas contra ameaças. Isso pode ser alcançado conectando-se com especialistas e pares em eventos e reuniões presenciais.