O vídeo apresenta o Projeto Spring AI, que visa incorporar recursos e funcionalidades de inteligência artificial (IA) em aplicações Java de forma mais simples e ágil. O projeto suporta a integração com modelos de IA de diferentes provedores, como o OpenAI, Azure OpenAI, Amazon Bedrock e Google Gemini, permitindo o trabalho com APIs para chat, geração de imagem e busca vetorial.

Configurando o Projeto

O palestrante demonstra como configurar um projeto Spring Boot com dependências para OpenAI, Azure OpenAI, Google Vertex Gemini e Amazon Bedrock, utilizando o Spring Initializer. Em seguida, ele gera o projeto e o importa para o IDE IntelliJ.

Criando um Assistente de Livraria com Spring AI e OpenAI

O palestrante cria um assistente de livraria utilizando Spring AI e OpenAI, que utiliza o modelo de chat do OpenAI para receber e responder a consultas de clientes sobre livros. Ele explica como integrar com a plataforma OpenAI, criando uma chave de API e configurando-a no aplicativo Spring Boot.

Integrando com o Modelo de Chat OpenAI

O palestrante cria um aplicativo Spring Boot, integra com OpenAI e cria um controlador BookStoreAssistant para receber solicitações de clientes sobre livros. Ele utiliza a dependência OpenAIChatClient e a injeta na classe BookStore.

Testando a Integração

O palestrante demonstra como utilizar o modelo Open AI para responder a solicitações de clientes, deployando o aplicativo para testar a integração. Ele envia uma solicitação com uma mensagem padrão e recebe uma resposta do modelo OpenAI, que retorna uma lista de best-sellers dos últimos anos.

Benefícios e Possibilidades

O palestrante conclui que a integração com o modelo OpenAI funciona como esperado e que a resposta esperada foi receiveda. O projeto demonstra como criar um simples assistente de livraria utilizando Spring AI e OpenAI, destacando os benefícios de utilizar uma abstração de resposta de chat em vez de uma resposta de string em um cliente de chat. O palestrante incentiva os espectadores a experimentar o código com outros modelos, fazendo mudanças mínimas necessárias, e oferece disponibilizar o código no GitHub.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *