Recentemente, um vídeo apresentou uma demonstração inovadora sobre a integração entre inteligência artificial e bancos de dados, utilizando as ferramentas Fuse e Oracle Functions. O speaker mostrou como registrar procedimentos com Fuse e utilizá-los para interagir com um modelo de linguagem (LLM) para responder a perguntas e realizar ações.

A demonstração começou com a criação de dois procedimentos: um para listar todos os usuários de banco de dados e outro para obter a contagem de linhas de uma tabela. Em seguida, o speaker registrou esses procedimentos com Fuse e utilizou o modelo de linguagem LLaMA 3 para responder a perguntas, como “Quantas linhas há na tabela de log?”. O Fuse utilizou os procedimentos registrados para fornecer a resposta correta.

Além disso, o speaker discutiu um projeto experimental que combina inteligência artificial com PL/SQL no Oracle, permitindo que os usuários interajam com um banco de dados utilizando comandos de voz. Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, ele tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com os bancos de dados.

Para melhorar o projeto, é necessário expandir a biblioteca de funções, criar casos de teste repetíveis e desenvolver uma API REST e interface de chatbot. Além disso, é fundamental implementar salvaguardas para prevenir comandos não autorizados ou mal-intencionados.

O speaker convidou a comunidade a contribuir e expandir o projeto, com o objetivo de criar uma biblioteca de ferramentas para interação de banco de dados impulsionada por inteligência artificial. Com essa tecnologia, podemos esperar uma interação mais natural e eficiente com os bancos de dados no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *