A integração da inteligência artificial (IA) com a tecnologia de twin digital pode revolucionar a gestão e segurança de rede, segundo Nikhil Handigol, co-fundador da Forward Networks. Essa combinação pode desbloquear novas capacidades e resolver problemas para equipes multifuncionais dentro de uma organização.

A tecnologia de twin digital fornece dados de alta qualidade, essenciais para estabelecer confiança em um sistema de IA para gerenciamento de rede. O sistema de IA coleta dados extensivos da rede e pode identificar exposições e sugerir mudanças de configuração para melhorar a rede. No entanto, a confiança é crucial, e o palestrante destaca a importância de estabelecer confiança nas sugestões do sistema de IA.

O objetivo a longo prazo é uma rede autossustentável, o que requer três componentes-chave: entender o que está na rede, usar esse conhecimento para tomar decisões e ter a capacidade de tomar ação.

O palestrante apresenta o AI Assist, uma interface de linguagem natural para o Motor de Consulta de Rede (NQE), que permite aos usuários consultar a rede em inglês simples. O AI Assist gera consultas de linguagem natural que podem ser usadas para consultar dados, reduzindo o tempo de geração dessas consultas de semanas ou meses para apenas segundos.

A tecnologia atualmente só suporta inglês, mas o potencial para suporte a várias línguas é reconhecido. O palestrante também discute a importância de garantir que as sugestões do sistema de IA não comprometam fluxos de aplicativos críticos, violam a conformidade ou aumentem o risco.

Além disso, o palestrante responde a perguntas sobre a tecnologia, incluindo seu desenvolvimento, recursos de alerta proativo e como lidar com “alucinações” ou geração de dados falsos, mas precisos. Ele também demonstra o AI Assist e apresenta o SummaryAssist, um recurso que gera um resumo de linguagem natural do que a consulta está fazendo.

Recursos adicionais

O palestrante também discute um recurso que ajuda os engenheiros de rede a entender o propósito das consultas em um repositório. Ele responde a perguntas da plateia, confirmou a existência de um repositório para armazenar e compartilhar consultas, incluindo consultas personalizadas e fora da caixa. Além disso, o palestrante discute a capacidade de agrupar consultas para casos de uso específicos, como gerenciamento de mudanças e validação de rede, e agrupá-las em verificações que podem ser executadas como parte de um pacote de verificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *