A Advanced Micro Devices (AMD) está fazendo um movimento ousado no mercado de inteligência artificial (IA), potencialmente competindo com a NVIDIA. A CEO da AMD, Lisa Su, destacou a IA durante uma recente chamada de resultados, gerando rumores sobre uma colaboração secreta com a Microsoft no projeto chamado Athena. Isso levou a um aumento do interesse pelas ações da AMD.

A AMD foi fundada em 1969 e tem uma história de rivalidade com a Intel. Embora a venda de chips com IA seja menos de 10% das vendas totais da AMD, isso tem atraído o interesse do mercado. Já a NVIDIA gera 40% de suas vendas a partir de chips de centro de dados utilizados em supercomputadores que impulsionam aplicações de IA.

A AMD tem vantagens em design de chips e comunicação de ar-ar, o que a leva a fechar a brecha com a Intel e competir com a NVIDIA. No entanto, a indústria de semicondutores é cíclica e volátil, e há riscos a considerar, como a potencial ressurgência da Intel e o impacto recessivo na demanda. Além disso, a avaliação da AMD parece cara em comparação com as médias históricas, mas o otimismo do mercado sobre seu potencial de IA impulsionou as expectativas de crescimento de lucro.

Em resumo, as ambições da AMD em IA acrescentam um nível adicional de interesse à indústria de semicondutores. Os investidores devem considerar os riscos e oportunidades envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *