Nesse artigo, vamos abordar os principais pontos discutidos na série de vídeos sobre monitoramento de aplicações cloud-native com Zabbix. A partir de agora, você entenderá como a integração do Kubernetes com Zabbix pode ajudar a melhorar a visibilidade e o controle de seu cluster.

Descoberta de Nó e Componentes

A integração do Kubernetes com Zabbix é capaz de descobrir nós, componentes do plano de controle e objetos como pods, deployments e conjuntos de réplicas. No exemplo apresentado, o cluster demo tem quatro nós workers e um nó mestre. A feature de descoberta cria dois hosts para representar o cluster, um utilizando o template de agente Linux do Zabbix e outro utilizando um template customizado de kubelet.

Coleta de Métricas

O Zabbix coleta métricas de desempenho do nó (como uso de CPU e memória) e métricas específicas do Kubernetes (como CPU alocável e capacidade do nó). Além disso, a integração do Kubernetes com Zabbix permite monitorar estados de objetos, acionando alertas em caso de mudanças de status críticas.

Alertas e Resolução de Problemas

A demonstração mostra como o Zabbix detecta problemas, como mudanças no estado de saúde dos pods, pressão de memória/CPU nos nós e mudanças nos réplicas de deployment. Além disso, é possível simular problemas, como editar a tag de imagem de um pod, causando uma incompatibilidade com os réplicas desejados. Nesse caso, o Zabbix detecta o problema e resolve-o quando o pod é corrigido.

Capacidades de Monitoramento e Alerta

O Zabbix demonstra capacitades impressionantes para monitorar e alertar sobre problemas de cluster do Kubernetes, permitindo uma identificação e resolução rápidas de problemas. Além disso, a template do Kubernetes oferece muitas métricas e triggers, semelhante ao Prometheus e Alert Manager.

Criação de Novos Itens

Com experiência em Zabbix e conhecimento das métricas do kubestate e das APIs do Kubernetes, é possível criar novos itens. Além disso, é possível parsear as métricas do kubestate e criar novos itens com base nelas. No próximo vídeo, vamos explorar como monitorar aplicações com Prometheus e Zabbix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *